Segundo pesquisas recentes frutas, legumes e verduras (FLV), estão entre os itens mais procurados pelos consumidores em um supermercado, sendo 58% buscando pelos produtos frescos.
A mesma pesquisa mostra que os clientes fazem compras recorrentes no setor de hortifrúti, e mesmo que os preços sejam mais atrativos que os concorrentes, eles só retornam se os itens forem de qualidade.
De acordo com a revista Hortifruti Brasil, hoje o segmento FLV é responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado.
Qualidade no Hortifrúti
Como já vimos, o setor de hortifrúti é essencial dentro de um supermercado,afinal ninguém gosta de encontrar as frutas passadas, ou legumes estragados nas vascas, por isso oferecer produtos de qualidade aos clientes é imprescindível.
Listamos 3 dicas para deixar sua seção mais atrativa
Produtos Frescos
Primeira dica essencial, sempre oferecer produtos frescos e apresentáveis aos
clientes, é necessário que a seção esteja sempre bem abastecida, limpa e organizada, mantendo a qualidade dos produtos.
Importante reforçar que o segmento de FLV, está entre as principais perdas dentro do supermercado, sendo assim é preciso evitar os desperdícios.
Ofereça experiências
Novidades para atrair e fidelizar os clientes é importante para qualquer segmento, no caso do hortifruti oferecer experiências atrativas como uma máquina de suco de laranja, saladas de frutas, legumes picados, é um diferencial para se destacar e aumentar a lucratividade.
Itens essenciais
Quando o cliente chega ao hortifruti do supermercado, ele espera encontrar os produtos básicos sendo eles como tomate, batata, alface, laranja, limão, cenoura dentre outros itens, garantir que esses e outros produtos essenciais estejam sempre disponíveis, evita que os clientes saem frustrados da loja.
Apresentação dos produtos
A apresentação visual deve chamar a atenção dos consumidores, vale a pena explorar as cores das frutas, legumes e verduras (FLV), realizando desenhos nas vascas e gôndolas. Claro que além das características visuais,a exposição e o layout tem que ser práticos para facilitar a busca do cliente.
O setor de hortifruti no Brasil é promissor e apresenta grandes oportunidades, e também desafios. Mas com estratégias é possível aumentar a eficiência e rentabilidade da seção no seu supermercado. Para isto, o uso de umidificadores ultrassônicos é importante, pois ele aumenta consideravelmente a durabilidade dos FLV, reduzindo o desperdício e, com isto aumentando a rentabilidade.
Não deixe de ver os conteúdos especiais que a Ecomist preparou para você.