O desperdício de frutas, legumes e verduras (FLV) no Brasil é significativo e reflete problemas estruturais em diversas etapas da cadeia produtiva.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do total de alimentos jogados fora, 40% vem das perdas que ocorrem na distribuição. O varejo corresponde por 12% desse total. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), identificou que 37% são de validade vencida e 30% impropriedade para venda.
As perdas nos hortifrútis em supermercados são causadas por uma série de fatores, porém os mais comuns são:
Manuseio inadequado durante o carregamento e a descarga, podendo danificar os alimentos;
O armazenamento impróprio, como temperatura e umidade inadequado, que aceleram o apodrecimento dos alimentos;
O manuseio por parte dos clientes, que acabam estragando os alimentos na busca da melhor aparência, resultando assim nas perdas.
Como evitar o descarte das Frutas, Verduras e Legumes
Manter um rigoroso controle de temperatura e umidade nas áreas de armazenamento e exposição;
Garantir que os alimentos mais antigos sejam vendidos primeiro;
Capacitar os funcionários para o manuseio cuidadoso dos alimentos;
Selecionar os fornecedores que utilizem práticas agrícolas que prolonguem a vida útil dos alimentos;
A importância da umidificação no Hortifrúti
A umidificação adequada no setor de hortifrúti dos supermercados desempenha um papel crucial para manter a qualidade, frescor e atratividade dos produtos. Listamos os benefícios que a nebulização oferece:
1. Conservação da Qualidade
Muitos produtos, como folhas verdes, ervas e vegetais, têm alta sensibilidade à perda de água. A umidificação ajuda a evitar o murchamento e o ressecamento, preservando a textura e o aspecto visual dos alimentos.
2. Aumento da Vida Útil
A perda de umidade acelera a degradação dos alimentos. Manter um ambiente úmido reduz a taxa de respiração e o envelhecimento dos vegetais, prolongando o tempo de prateleira.
3. Atratividade Visual
Produtos frescos e hidratados parecem mais saudáveis e apetitosos para os consumidores, aumentando assim as vendas;
4. Redução de Perdas
Produtos estragados ou deteriorados têm maior chance de serem descartados, gerando prejuízos. A umidificação auxilia a reduzir essas perdas, aumentando a eficiência operacional.
5. Manutenção de Nutrientes
A desidratação pode levar à perda de nutrientes em vegetais e frutas. Ao manter um nível adequado de umidade, os produtos retêm melhor suas propriedades nutricionais.
6. Controle de Temperatura
Além de hidratar, a umidificação ultrassônica ajuda a manter a temperatura ambiente baixa, especialmente em expositores não refrigerados.
A grande maioria dos hortifrútis hoje no Brasil, estão expostos em temperatura ambiente, muitas vezes influenciado pelo uso do ar condicionado, que apesar de manter as temperaturas mais baixas, tende a diminuir a umidade do ar.
Portanto, o uso de umidificadores ultrassônicos, fazem toda a diferença para manter a qualidade, frescor dos alimentos expostos, diminuindo o desperdício e aumentando as vendas.
Conheça os equipamentos da Ecomist, e otimize a gestão do seu negócio.